Marketing de conteúdo avança no Brasil, mas faltam profissionais qualificados

Pesquisa da Rock Content mostra que 51,9% das empresas não exigem certificados nem treinamentos para os profissionais que atuam na área de marketing de conteúdo.

A pesquisa Content Trends 2017 revelou informações sobre as principais estratégias de Marketing de Conteúdo praticadas pelas empresas brasileiras.

Um dos dados indica que 71% dos negócios no país já adotam o Marketing de Conteúdo, porcentagem que aumentou quase 3% entre 2015 e 2017.

“Ainda que o aumento seja tímido, sendo esta a terceira edição da pesquisa, é possível perceber que há uma tendência de crescimento na adoção à estratégia. Em 2015, 69% das empresas afirmaram utilizar, enquanto em 2016 esse número foi de 70%.” afirmou Juliana Ribas, gerente de inteligência em pesquisas na Rock Content.

Marketing de conteúdo avança no Brasil, mas faltam profissionais qualificados

Essa estratégia pode ser definida como uma maneira de atrair e fidelizar os clientes por meio de conteúdos relevantes.

Ao invés de interromper as pessoas, como as propagandas tradicionais atuam, esses conteúdos são elaborados para que sejam encontrados por quem pode vir a ter interesse sobre o assunto abordado e solucionar as dúvidas com as informações valiosas oferecidas.

Dessa maneira, é possível aumentar o engajamento com o público e ainda crescer a rede de clientes e potenciais clientes.

Além de criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.

Entre as empresas que adotam essa estratégia, 60% possuem a equipe interna como a responsável pela produção de conteúdo.

Em sua maioria, 53,6%, apresentam de duas a cinco pessoas na equipe.

As principais funções exercidas são analista de Marketing (39,4%), analista de Redes Sociais (39,2%) e gestor/produtor de Conteúdo(36,2%).

Porém, cerca de 51,9% dessas empresas não exigem certificados nem treinamentos para os seus profissionais.

De acordo com Letícia Fonseca, analista de marketing da Rock Content, esse alto índice revela como esses trabalhadores não são incentivados a atualizar os seus conhecimentos.

“Além de impactar em profissionais pouco atualizados, as empresas também saem perdendo, uma vez que as suas estratégias poderiam ser muito mais eficazes caso pudessem contar com uma equipe mais preparada”, destaca.

Marketing de conteúdo avança no Brasil, mas faltam profissionais qualificados

Fonte: Digitalks

(Visited 9 times, 1 visits today)

Você Também Irá Gostar Destes Artigos: